O quebra-nozes

É outono e já se começa a fazer frio. As crianças entram mais cedo para suas casas, as janelas são fechadas mais cedo, o sol começa a se pôr mais cedo. Mas eu gosto desta estação. Não faz nem o calor senegalesco do verão, nem o frio finlandês do inverno. É tudo ali no mais ou menos, constante.

É também época de nozes, que graças às ventanias, geralmente acompanhada de chuvas torrenciais, lotam os jardins e gramados dessa frutinha desnecessária. Desnecessária pois, além de ser altamente calórica e o ingerir em excesso pode não ser bom ao fígado, o barulho proveniente da quebra de sua casca é extremamente desagradável aos ouvidos.

Minha família adora nozes. E cada dia que passa eu tenho mais certeza, não apenas as nozes, mas todo o processo: coleta e *preparo*.

Pyotr Ilyich Tchaikovsky, mais conhecido apenas por Tchaikovsky, foi um músico russo que viveu no século XIX, época dos romances. Tchaikovsky foi um dos poucos compositores aclamados que se sentia igualmente confortável escrevendo óperas, sinfonias, concertos e obras para piano. Escreveu balé também. Aliás, sua última empreitada.

Como todos sabem, a Rússia é gelada na maior parte do tempo. Ou seja, não faz muita diferença eu saber em qual período do ano Tchaikovsky escreveu sua última peça. A única coisa que eu gostaria de saber é, por que raios ele denominou seu último trabalho, praticamente sua masterpiece, de “O quebra-nozes”?

Dizem que ele não gostou muito do resultado de seu último trabalho. Neste caso está totalmente justificado.

Advertisements

2 responses to “O quebra-nozes

  1. Tchaiskovsky escreveu a ópera para o livro “O Quebra-nozes e o Rei dos Ratos ” que foi originalmete escrito por E.T.A Hoffman mas depois adaptado por Alexandre Dumas. O conto para a época não foi bem recebido portanto nem a ópera foi bem recebida pelos críticos!
    ps: tudo em excesso é ruim néh? nozes demais não dá 😛

  2. ops! Tchaikovsky without the “s”! sorry

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s