Links

Alguns artigos/matérias/blog posts que li nessa semana e que, a meu ver, valem ser compartilhados. Em ordem aleatória

1. Samuel Palmisano, chairman da IBM, escreve no FT sobre a urgência não apenas de planos bilionários, mas sim de soluções inteligentes para a crise. Aqui.

2. É do saber de todos que Alan Greenspan perdeu bastante com essa crise, não digo em termos fiduciários, mas em notoriedade e prestígio no meio financeiro. Porém, ainda é o Greenspan. E anda dizendo por aí, contrariando todas as expectativas, que a estatização dos bancos pode ser a solução “menos ruim” do momento. O ex-presidente do Fed disse isso em uma entrevista ao FT, que também pode ser lida com comentários no Free Exchange ou na versão em português do Portal Exame.

3a. Desde que foi publicado em mídia nacional que o Brasil é campeão dos spreads bancários, a Febraban e seu presidente, Fábio Barbosa, têm trabalhado feito porcos para se justificarem. Aí eu me deparo com dois blog posts sobre o mesmo tema mas com abordagens um pouco diferentes. O primeiro é do José Paulo Kupfer que defende a explicação de Barbosa — com todo o cuidado para não defender os interesses dos bancos — e acusa o BC, dentre outras coisas, de oportunista ao posar como herói responsável pela consistência do nosso sistema bancário/financeiro diante da crise mundial quando a verdade não é bem essa. A explicação detalhada aqui.

3b. O outro é da Mirian Leitão, jornalista que de vez em quando se acha na posição de comentar assuntos que fogem ao seu labor. Em uma entrevista fraca, cai na mesmice de criticar Governo, BC e bancos. Olha o nosso jornalismo aí.

Advertisements

One response to “Links

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s